terça-feira, 4 de junho de 2013

Minhas lembranças

Tenho viva em minha memória a lembrança de um final de ano, em que tinha terminado de aprender a ler e escrever , e ganhei dois livros de contos de fadas. Encantei-me com as páginas coloridas e com a pouca escrita, lia e relia, me sentindo dentro daqueles livros.
Foi a partir daí que comecei a ler mais e mais.Descobri que um tio meu colecionava revista de fotonovelas e histórias em quadrinhos, pedi emprestadas e as li todas. A partir daí passeia fazer teatrinho só para encenar as cenas das revistas.
Ao chegar na quinta série, minha professora de Português indicou o livro "Reinações de Narizinho"  de Monteiro Lobato para lermos nas férias. Após esta leitura e por conta própria li também Robim Hood, Escrava Isaura, Iracema, O Guarani e não tinha mais vontade de parar de ler.
Já na adolescência, aprendi a gostar de poesias e a partir das leituras destas fiz meu próprio caderno de poesias que minhas amigas na época pediam sempre para ler.
Acredito que essas experiências vividas foram de fundamental importância para o que sou hoje e contribuiram muito para a escolha da Faculdade onde me tornei professora de Língua Portuguesa e procuro sempre incentivar meus alunos para o hábito da leitura, fazendo-os entender que é através da cultura que eles se tornarão cidadãos diferenciados rumo ao sucesso em qualquer segmento que escolham.
A leitura amplia horizontes sendo que me identifiquei muito com o depoimento de Marilena Chauí, quando afirmou que o livro multiplica mundo ideias e sentimentos, pois ela diz que gosta de ler qualquer coisa que chegue em suas mãos, desde a bula de remédio ao dicionário.
                                                                                                                                
                                                                                                                Mirian Zanetti

Um comentário:

  1. Mirian, eu também me identifiquei com o depoimento de Marilena Chauí e procuro ler o máximo que posso. Um grande beijo, amiga.

    ResponderExcluir