segunda-feira, 3 de junho de 2013

                                      Minhas lembranças


 Dentre as minhas lembranças sobre a leitura, a primeira delas, foi na minha fase de alfabetização, era quando saia com minha mãe para o centro da cidade onde morávamos, e eu ia lendo todas as placas que encontrava pelo caminho, e ficava muito satisfeita porque acreditava que já era uma leitora.
 Mais tarde cursando o ensino fundamental II, a professora pediu que como leitura  de férias, lêssemos um livro chamado “Coração de Vidro”,  ( e que muitos de meus amigos consideravam aquilo como uma castigo, afinal ler nas férias...).Não  me lembro o nome do autor; se não me engano eram quatro histórias diferentes no livro, mas uma que chamou muito a atenção era a respeito de um pássaro que vivia numa gaiola, e ele relatava todas as suas  angústias  por viver preso, e a sua sede por liberdade, principalmente quando no quintal em que ele morava apareciam outros passarinhos, voando livremente e felizes. Ele tinha a consciência que seu dono o tratava com muito carinho, que o alimentava nas horas certas, tinha sempre a água muito limpa, mas isso não era tudo. Seu dono não conseguia entender que o que ele queria era sair voando sob a chuva, ver lugares diferentes, juntar-se a algum bando e brincar com qualquer outro pássaro.
 A partir dessa leitura, não queria ver mais nenhum pássaro na gaiola, e nunca permiti que na minha casa tivesse pássaros, até hoje quando vejo canto de pássaro numa gaiola, sinto que é um canto triste, porque não existe nada melhor do que sermos livres, donos do nosso destino, e de nossos  desejos.

Izabel Santana 

Um comentário:

  1. Izabel, por meio de seu depoimento podemos verificar o quanto a leitura é importante e que muito do que lemos influencia em nossa vida. Um grande beijo.

    ResponderExcluir